O Fórum de Ansião em www.ansiaonews.eu
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Valter Hugo Mãe vence prémio José Saramago

Ir em baixo 
AutorMensagem
Anjes

avatar

Número de Mensagens : 226
Data de inscrição : 28/08/2007

MensagemAssunto: Valter Hugo Mãe vence prémio José Saramago   26/10/2007, 15:34

Galardão literário destinado a jovens autores até aos 35 anos
O Prémio Literário José Saramago 2007, instituído pela Fundação Círculo de Leitores e destinado a jovens autores com obra editada em língua portuguesa, foi hoje atribuído por unanimidade a Valter Hugo Mãe pelo livro "Remorso de Baltazar Serapião".

-------------------------------

valter hugo mãe
Nascido na cidade angolana de Henrique de Carvalho, hoje Saurimo, em 1971, valter hugo mãe (o autor escreve as iniciais do seu nome em minúsculas) vive actualmente em Vila do Conde.

Tem vários livros publicados, nos géneros de ficção e poesia, alguns dos quais traduzidos em castelhano e francês. Entre outras obras, é autor de "três minutos antes de a maré encher" (2000), "a cobrição das filhas" (2001), "pornografia erudita" (2007), “útero” (2003), "o nosso reino" (2004) e "livro das maldições" (2006), além de ter organizado vários antologias poéticas. Com "egon schielle auto-retrato de dupla encarnação", conquistou o Prémio de Poesia Almeida Garrett em 1999.



"O remorso de Baltazar Serapião", obra pela qual venceu o Prémio Literário José Saramago 2007, tem como pano de fundo a Idade Média e narra a história de um homem, Baltazar, que, "entregue aos desmandos do poder e do destino", se vê "forçado a seguir por caminhos que o levarão ao encontro da bruxaria, da possessão e do remorso".

---
Instituído pela Fundação Círculo de Leitores em homenagem a José Saramago depois da conquista do Nobel da Literatura, em 1998, o prémio pecuniário desta quinta edição do galardão ascende a 25 mil euros.

Paulo José Miranda, José Luís Peixoto, Adriana Lisboa e Gonçalo M. Tavares foram, nesta sequência, os eleitos pelos júris das anteriores edições do prémio.

Guilhermina Gomes, presidente da Fundação, foi também a presidente do júri da edição 2007, ainda composto por Maria de Santa Cruz, Nazaré Gomes dos Santos, Manuel Frias Martins, Nélida Pion, Pilar del Rio, Vasco Graça Moura e Ana Paula Tavares.
in
http://sic.sapo.pt/online/noticias/cartaz/20071026-vence+premio+Jose+Saramago.htm
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Valter Hugo Mãe vence prémio José Saramago
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» AUTORIZADA DAFRA - MAIS MOTOS - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
» Diário Valter 2014/2015
» PARABÉNS AO AMIGO JOSÉ PIMENTA
» Ajuda, para treinar cão de parar...
» Praça José Queiroz (rotunda das bombas da BP)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
www.forumansiao.com :: Fóruns da Cultura :: Livros-
Ir para: