O Fórum de Ansião em www.ansiaonews.eu
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Fonte Galega/Lagoas...Ansião:turismo e desenvolvimento.

Ir em baixo 
AutorMensagem
São



Número de Mensagens : 5
Idade : 61
Data de inscrição : 25/12/2007

MensagemAssunto: Fonte Galega/Lagoas...Ansião:turismo e desenvolvimento.   17/9/2008, 01:40

cheers Saudações especiais para Ansião!
Após tantos meses de ausência, voltei de novo a Ansião, através deste forum. Desta feita, venho, por curosidade, investigar por aqui, se alguém me saberá esclarecer/informar sobre a História dos lugares de Fonte Galega e Lagoas e respectivas freguesias, relacionadas com a origem de meus avós maternos, que aí nasceram respectivamente, mas que viveram onde hoje é o Moinho das Moitas.
Por fim, devo dizer que este forum poderia ser muito mais interessante, se houvesse maior participação dos naturais do concelho em divulgar ao mundo as suas potencialidades regionais, promovendo quem sabe o turismo,tanto nacional como estrangeiro, sabendo que há portugueses(e não só) que gostariam de descobrir novos lugares aprazíveis como Ansião e seus lugares. Gostaria ainda de ver fotos actuais relativas à Fonte Galega e Lagoas e que se promovesse nesta região o turismo rural de habitação, com passeios a cavalo, ou de burro, por trilhos ancestrais, que cheguei a conhecer quando vim de Moçambique. Tudo isto contribuirá para a riqueza do concelho e seus habitantes. Fico cheia de mágoa por ver pouco investimento nesta área (sobretudo a nível da qualidade da sua promoção/divulgação), que poderia desenvolver e enriquecer a região. Lamento exercer a minha profissão num lugar distante, mas se pudesse investiria nisto um dia, se a licença me fosse concedida.Há que ser-se mais criativo, apostando numa maior divulgação da riqueza artesanal, gastronómica, com os respectivos certames e feiras, já agora sem o berreiro horroroso pela noite fora, até de madrugada, feito pela música(?) que, a partir da meia noite, todos os que querem descansar, são obrigados a ouvir, na altura das festas de Ansião. Não vejo em que esta berraria de mau gosto contribua para a divulgação da qualidade da tradição deste concelho, mas gostos são gostos, ainda que se tenha de os impor a quem não goste e viva na resdondezas, não será? Como considero que este forum poderá ser uma mais valia para a troca de informação/divulgação em liberdade de opinião, perdoem-me, mas reservo-me o direito de opinião, ainda que não fosse descendente da "terra"!
No entanto, voltando ainda aos passeios a cavalo na Primavera/Verão/Outono, poderíamos ainda rentabilizar os mesmos com aulas de equitação para os mais e menos jovens, quando a procura turística fosse mais baixa, sobretudo no Inverno! Outro exemplo seria a promoção do montanhismo, com passeios guiados pelas serras, nestes lugares tão distantes de nós no tempo e...no espaço! Ansião tem potencialidades neste campo e para os seus habitantes e concelho, seria uma mais-valia a ter em conta.
Por hoje termino, até uma próxima oportunidade e obrigada pela atenção dispensada, agradecendo desde já as informções que me enviarem dos lugares acima mencionados e não só. flower flower flower
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Anjes

avatar

Número de Mensagens : 226
Data de inscrição : 28/08/2007

MensagemAssunto: Fonte Galega   18/9/2008, 15:55

Olá São,
Como notícia breve, foi um pouco longa, mas estive a ler. Sente-se uma certa saudade destes lugares. Eu não sou da Fonte Galega. Pode ser que alguém por aqui passe e diga mais alguma coisa.
Em Agosto foi editado um livro sobre o Património Religioso do Concelho, do qual também sou autor e que fala da Fonte Galega. Se a São quiser pode pedi-lo para a Câmara Municipal ou mesmo para aqui.
Felicidades
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
São



Número de Mensagens : 5
Idade : 61
Data de inscrição : 25/12/2007

MensagemAssunto: Re: Fonte Galega/Lagoas...Ansião:turismo e desenvolvimento.   29/9/2008, 00:49

Olá, Anges!

Em primeiro lugar as minhas desculpas pela notícia que virou comentário. Força da emoção sobre a razão, ao recordar a Ansião dos anos 70, quando vim de África, em que tudo era novidade associada a um tratamento VIP, por tios meus que já partiram e por primas que ainda hoje são vivas. Agradeço a informação acerca de seu livro; pedirei a primas para o adquirirem na Câmara. No entanto devo dizer que estou convicta que ambos os lugares são muito anteriores à formação da vila, por serem lugares característicos, ou de populações celtiberas, que resistiram à Romanização ou, o mais certo, serem povoados famílias Galegas(região outrora muito pobre) vindas no âmbito de uma política de povoamento durante a Reconquista. Não me quero alongar mais e agradeço o seu reparo e informação. Obrigado e até breve. queen
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Fonte Galega/Lagoas...Ansião:turismo e desenvolvimento.   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Fonte Galega/Lagoas...Ansião:turismo e desenvolvimento.
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
www.forumansiao.com :: Fóruns da página :: Notícias breves-
Ir para: