www.forumansiao.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Fórum de Ansião em www.ansiaonews.eu
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Fonte Galega/Lagoas...Ansião:turismo e desenvolvimento.

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
São




Número de Mensagens : 5
Idade : 67
Data de inscrição : 25/12/2007

Fonte Galega/Lagoas...Ansião:turismo e desenvolvimento. Empty
MensagemAssunto: Fonte Galega/Lagoas...Ansião:turismo e desenvolvimento.   Fonte Galega/Lagoas...Ansião:turismo e desenvolvimento. Icon_minitime17/9/2008, 01:40

cheers Saudações especiais para Ansião!
Após tantos meses de ausência, voltei de novo a Ansião, através deste forum. Desta feita, venho, por curosidade, investigar por aqui, se alguém me saberá esclarecer/informar sobre a História dos lugares de Fonte Galega e Lagoas e respectivas freguesias, relacionadas com a origem de meus avós maternos, que aí nasceram respectivamente, mas que viveram onde hoje é o Moinho das Moitas.
Por fim, devo dizer que este forum poderia ser muito mais interessante, se houvesse maior participação dos naturais do concelho em divulgar ao mundo as suas potencialidades regionais, promovendo quem sabe o turismo,tanto nacional como estrangeiro, sabendo que há portugueses(e não só) que gostariam de descobrir novos lugares aprazíveis como Ansião e seus lugares. Gostaria ainda de ver fotos actuais relativas à Fonte Galega e Lagoas e que se promovesse nesta região o turismo rural de habitação, com passeios a cavalo, ou de burro, por trilhos ancestrais, que cheguei a conhecer quando vim de Moçambique. Tudo isto contribuirá para a riqueza do concelho e seus habitantes. Fico cheia de mágoa por ver pouco investimento nesta área (sobretudo a nível da qualidade da sua promoção/divulgação), que poderia desenvolver e enriquecer a região. Lamento exercer a minha profissão num lugar distante, mas se pudesse investiria nisto um dia, se a licença me fosse concedida.Há que ser-se mais criativo, apostando numa maior divulgação da riqueza artesanal, gastronómica, com os respectivos certames e feiras, já agora sem o berreiro horroroso pela noite fora, até de madrugada, feito pela música(?) que, a partir da meia noite, todos os que querem descansar, são obrigados a ouvir, na altura das festas de Ansião. Não vejo em que esta berraria de mau gosto contribua para a divulgação da qualidade da tradição deste concelho, mas gostos são gostos, ainda que se tenha de os impor a quem não goste e viva na resdondezas, não será? Como considero que este forum poderá ser uma mais valia para a troca de informação/divulgação em liberdade de opinião, perdoem-me, mas reservo-me o direito de opinião, ainda que não fosse descendente da "terra"!
No entanto, voltando ainda aos passeios a cavalo na Primavera/Verão/Outono, poderíamos ainda rentabilizar os mesmos com aulas de equitação para os mais e menos jovens, quando a procura turística fosse mais baixa, sobretudo no Inverno! Outro exemplo seria a promoção do montanhismo, com passeios guiados pelas serras, nestes lugares tão distantes de nós no tempo e...no espaço! Ansião tem potencialidades neste campo e para os seus habitantes e concelho, seria uma mais-valia a ter em conta.
Por hoje termino, até uma próxima oportunidade e obrigada pela atenção dispensada, agradecendo desde já as informções que me enviarem dos lugares acima mencionados e não só. flower flower flower
Ir para o topo Ir para baixo
Anjes

Anjes


Número de Mensagens : 226
Data de inscrição : 28/08/2007

Fonte Galega/Lagoas...Ansião:turismo e desenvolvimento. Empty
MensagemAssunto: Fonte Galega   Fonte Galega/Lagoas...Ansião:turismo e desenvolvimento. Icon_minitime18/9/2008, 15:55

Olá São,
Como notícia breve, foi um pouco longa, mas estive a ler. Sente-se uma certa saudade destes lugares. Eu não sou da Fonte Galega. Pode ser que alguém por aqui passe e diga mais alguma coisa.
Em Agosto foi editado um livro sobre o Património Religioso do Concelho, do qual também sou autor e que fala da Fonte Galega. Se a São quiser pode pedi-lo para a Câmara Municipal ou mesmo para aqui.
Felicidades
Ir para o topo Ir para baixo
São




Número de Mensagens : 5
Idade : 67
Data de inscrição : 25/12/2007

Fonte Galega/Lagoas...Ansião:turismo e desenvolvimento. Empty
MensagemAssunto: Re: Fonte Galega/Lagoas...Ansião:turismo e desenvolvimento.   Fonte Galega/Lagoas...Ansião:turismo e desenvolvimento. Icon_minitime29/9/2008, 00:49

Olá, Anges!

Em primeiro lugar as minhas desculpas pela notícia que virou comentário. Força da emoção sobre a razão, ao recordar a Ansião dos anos 70, quando vim de África, em que tudo era novidade associada a um tratamento VIP, por tios meus que já partiram e por primas que ainda hoje são vivas. Agradeço a informação acerca de seu livro; pedirei a primas para o adquirirem na Câmara. No entanto devo dizer que estou convicta que ambos os lugares são muito anteriores à formação da vila, por serem lugares característicos, ou de populações celtiberas, que resistiram à Romanização ou, o mais certo, serem povoados famílias Galegas(região outrora muito pobre) vindas no âmbito de uma política de povoamento durante a Reconquista. Não me quero alongar mais e agradeço o seu reparo e informação. Obrigado e até breve. queen
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Fonte Galega/Lagoas...Ansião:turismo e desenvolvimento. Empty
MensagemAssunto: Re: Fonte Galega/Lagoas...Ansião:turismo e desenvolvimento.   Fonte Galega/Lagoas...Ansião:turismo e desenvolvimento. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fonte Galega/Lagoas...Ansião:turismo e desenvolvimento.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Aos nossos homens do fogo de Ansiao
» Eco-Radical

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.forumansiao.com :: Fóruns da página :: Notícias breves-
Ir para: