www.forumansiao.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Fórum de Ansião em www.ansiaonews.eu
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Queima de Residuos Perigosos CAVICAN?

Ir para baixo 
AutorMensagem
Bruno GM
Convidado
Anonymous



Queima de Residuos Perigosos CAVICAN? Empty
MensagemAssunto: Queima de Residuos Perigosos CAVICAN?   Queima de Residuos Perigosos CAVICAN? Icon_minitime8/6/2009, 19:37

Esta situação e esta suspeita, que por aí circula, tem tanto de humor como tem de ridículo!
E só mesmo quem não quer ver a realidade, ou quem não quer inclusivamente procurar pelas respostas ou informações mais precisas, é que pode acreditar ou até mesmo impulsionar algo daquilo que se apresenta num Blogue, ou numa SMS ou nums flyers que por aí circulam. Nos dias que correm, inclusivamente, até já nem se deveria esperar por algo deste género! Não só porque a informação é vasta e, regra geral através da Internet, aberta a todos, mas também porque existem determinadas situações e ocorrências que, manda o bom senso, fariam com que as pessoas se informassem melhor, antes de tomar qualquer iniciativa, seja ela de que ordem for. O que eu pergunto é muito simples:

Sabiam que o passivo ambiental de resíduos perigosos, e até Químicos, em Portugal é de 300 mil toneladas e está depositado em Sines, Alcanena, Barreiro e Seixal desde a década de 1950 à espera de um destino final, segundo dados do Instituto de Resíduos?

Sabiam que APENAS EXISTEM 2 CENTROS EM PORTUGAL, autorizados a efectuar Queima de resíduos perigosos? Outão na Arrábdia e Souselas em Coimbra (sendo que a situação de Souselas ainda é muito precária e sem decisão final assumida)?
Já repararam que ambas estas instalações (GRANDES INSTALAÇÕES para fazer face á quantidade de resíduos) são se calhar 30 ou 40 vezes superiores, em termos de dimensão, à CAVICAN mesmo que 3 ou 4 ou 20 vezes maior? É que só assim se poderiam tornar rentáveis? E o Gás natural para aquecer fornos (não estamos a falar de fornos de coser pão) e elevá-los á temperatura necessária? Temos Gás Natural em Ansião (esta sim…parece-me uma boa reivindicação) para aquecer fornos até, digamos, 2000º C? Temos???

Sabiam que os dois CIRVER – Centros Integrados de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos já construídos na Chamusca serão também outro dos destinos (além de uma Co-incineração ainda muito dúbia) a dar a este passivo e aos resíduos industriais perigosos produzidos diariamente em Portugal? Sabiam que estes 2 aterros GIGANTES (quem já lá esteve, conhece as dimensões) são as instalações que estão a receber estas toneladas diárias de resíduos perigosos fazendo-lhes o devido tratamento (QUE NÃO QUEIMA), uma vez que em Portugal NÃO EXISTE INCINERAÇÃO e a Co-Incineração ainda é relativamente ineficaz?

E ainda mais engraçado…Resíduos Perigosos de Sines? De Sines? Aquela bela localidade a cerca de 300km de distância? Aqueles km que custam Milhares e Milhares de EUROS (vão ver os preços de custo de transporte destes resíduos…se calhar é por isso é que estes resíduos perigosos são encaminhados todos para aterros na margem Sul; relembro: Sines, Alcanena, Barreiro e Seixal)? Mas de Sines tipo…quê…aquela localidade onde a GALP pretende instalar uma central de Ciclo-Combinado para, sendo aceite e aprovado, queimar esses tais resíduos? Porque lhes compensa mais em termos económicos (não pagam deslocações tão grandes e usam esses mesmos resíduos para produção de energia).

Eu podia continuar nisto o dia todo, porque as evidências desta situação não ser viável nem exequível são tão grandes e tão absurdas, quem em 10min se encontram centenas dessas mesmas evidências. Enfim!

Neste tipo de situações, manda o bom senso e a coerência, que um qualquer organismo ou grupo reivindicativo esgote todas as opções para chegar a uma solução de mutuo entendimento. Ou seja, Queima de Resíduos Perigosos em Ansião? Mas alguém acredita nisto? Tudo bem…aparentemente há quem acredite. Mas, sendo de opinião contrária, e é lógico que todos seriamos contra, a primeira tarefa e a acção mais lógica a tomar seria partir para o DIÁLOGO, para o ENTENDIMENTO, para uma SINTONIA DE OPINIÕES. Os grupos reivindicativos devem-se fazer ouvir em primeira estância pelas entidades competentes, e de direito. Mas não…aqui em primeiro lugar partimos para o barulho, e depois?! Informaram-se a sério acerca deste assunto, que efectivamente é de relevante importância, ou embarcaram nesta aventura com base em boatos e especulações?! E mais, até que ponto, tendo vindo na altura em que veio, é que quem está a organizar esta “manif” não está a ser instrumentalizado por outras “forças” que apenas querem provocar e promover a destabilização e a desordem? Mas estão todos efectivamente informados de todas as acusações que aqui são feitas? Mais…a CAVICAN não é uma entidade “particular”? Uma cooperativa? Não deveriam as pessoas andar mais e melhor informadas? Já para não falarmos em legislação para instalações deste tipo, que nunca poderiam ser aprovadas no local onde se encontra esta unidade…como é que é possível?! Nos dias de hoje….

Enfim, por tudo isto que aqui escrevo, volto ao inicio da minha intervenção e termino com um simples: Não sei se me hei-de rir Very Happy , ou se hei-de chorar… Rolling Eyes
Ass: BGM
Ir para o topo Ir para baixo
solitari
Convidado
Anonymous



Queima de Residuos Perigosos CAVICAN? Empty
MensagemAssunto: Re: Queima de Residuos Perigosos CAVICAN?   Queima de Residuos Perigosos CAVICAN? Icon_minitime11/6/2009, 01:10

A AFIRMAÇAO QUE ACABEI DE LER TEM TANTO DE IGNORANTE COMO DE TENDENSIOSA!
ENFIM ANSIAO NA SUA PLENITUDE ..........
NEM SEI SE ME APETECE RIR OU CHORAR?
CHORAR, CERTAMENTE POR CONSTACTAR QUE AS GERAÇOES MUDADAM MAS OS VICIOS MANTEN SE.............................
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno GM
Convidado
Anonymous



Queima de Residuos Perigosos CAVICAN? Empty
MensagemAssunto: E a Saga Continua   Queima de Residuos Perigosos CAVICAN? Icon_minitime12/6/2009, 19:28

Acho triste apenas uma coisa: Que hajam pessoas que se julguem sempre, e totalmente, detentoras da razão e de moral tão elevada, que se possam colocar, em toda a sua altivez, num pedestal de Defesa da nossa Terra! Também eu sou Ansianense, e também eu primo e defendo os reais e benéficos interesses da nossa terra, sem precisar de me esconder atrás de uma qualquer ilusória identidade! Assumo aquilo que digo, e não tenho qualquer compromisso com isso! Só gostava de ver muita desta gente a tomar todas estas iniciativas de crítica e reivindicação nas suas associações locais, nos seus Grupos Organizados, nos seus ranchos, nas suas colectividades, que também precisam, e aos poucos vão morrendo...Participação CÍVICA, que é o que se está a perder por estas bandas! Seja de ordem cultural, desportiva, religiosa ou até mesmo politica...tudo conta quando se está e coloca ao serviço da sociedade! Porque isto é ser pró-activo...isto é ser-se cidadão! De Ansião e de Portugal...Mas não…o que é bom e FÁCIL é criticar tudo e todos, apenas porque sim! E se a minha intervenção anterior tem assim tanto de ignorância e de tendenciosíssimo, então, da mesma forma que a postei, também porei a mão na consciência assim que me provem o contrário! É que eu procurei manter-me informado, e assim o fiz! Porquê? Porque achei, desde logo ridículo, se estar a falar em queima de Resíduos Perigosos naquela unidade de COMPOSTAGEM ; ; e muito...muito mais...basta pesquisar)

Mas Portugal, em toda a sua grandeza pequenez, coberto que está de críticos e críticas, não mais passará disso, enquanto esses anónimos de alta moral não se assumirem de uma vez por todas e se chegarem á frente...agir...é aquilo que nos falta....AGIR! De reacções estamos todos fartos...queremos é pro-actividade! E assim aconteceu com a CAVICAN é certo; mas terá acontecido de uma forma correcta? Haverá ou não interesses por detrás de tudo o que tem acontecido? As pessoas estarão a fazer uma correcta avaliação de tudo o que se está a passar? Houve ou não uma tentativa, como é normal que aconteça, de chegar ao diálogo entre ambas as partes? Não estarão a hipotecar uma real solução para esta unidade de compostagem? Atendendo a esta noticia: ? E se isto for verdade? Então estão a por em causa uma boa solução para salvar esta Cooperativa não? Quem é então o dono da razão e da verdade? Não estará a haver muita precipitação? Meus amigos, a mim, o que me parece, é que esta matéria está envolta em muitos interesses pessoais e particulares, mas como o mais fácil é delegar culpas em instâncias públicas, então…assim se assiste a este episódio!

Queima de resíduos perigosos naquele local, continua a ser, para mim, motivo de riso! Porque, a ser verdade, lá estaríamos todos a apelar ao contrário…mas no que eu não embarco, é numa tentativa de boicote e destabilização, movido por intenções pessoais de quem quer que seja, apenas por lhe será, por ventura, desfavorável uma BOA solução para uma unidade daquele género! Não será isso? Não posso também eu pensar desta forma? Afinal…quem é que é realmente detentor da verdade? Eu pago para ver…e no futuro, se eu não tiver razão, cá estarei para assumir o erro…mas se tiver razão, só espero poder ao mesmo tempo dizer que se chegou a bom porto, e a uma solução que seja do interesse de toda a gente, sempre, em primeiro lugar, em prol e na defesa das gentes locais onde eu também me insiro, e onde a cavican possa seguir na prossecução dos seus primordiais objectivos. Porque, efectivamente, é isso que todos queremos: o bem da nossa terra! E aqueles que se acham no topo da sabedoria, e cujos motivos só mesmo os deles são válidos para Ansião, então…a esses anónimos convido a estarem mais presentes, porque é de gente pró-activa que Ansião precisa! Existem colectividades, existem associações, existem inclusivamente Assembleias Municipais e de Freguesia, que terão sempre as suas portas abertas a mais e melhores opiniões. É que Ansião não precisa de meia-dúzia, Ansião precisa de TODOS, e todos seremos sempre poucos! Mas com honestidade, franqueza e bom senso!

Cumprimentos a todos e VIVA ANSIÃO, sempre e acima de tudo!
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno GM
Convidado
Anonymous



Queima de Residuos Perigosos CAVICAN? Empty
MensagemAssunto: A saga na NET   Queima de Residuos Perigosos CAVICAN? Icon_minitime12/6/2009, 19:40

A minha mensagem anterior tinha 3 links para consulta...que não aparecem na mesma.

A saber: 2 no final do primeiro parágrafo após (...)"naquela unidade de COMPOSTAGEM"

[url=http://www.centrovegetariano.org/Cat-63-Res%25EDduos%2BT%25F3xicos.html]

[url=http://preresi.ineti.pt/noticias/ResPerDep]

e no meio do 2º parágrafo, o link para a Noticia:

[url=http://www.noticiasdocentro.net/artigo.php?ArtID=4887]

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Andreia
Convidado
Anonymous



Queima de Residuos Perigosos CAVICAN? Empty
MensagemAssunto: Resposta ao Sr. Bruno GM   Queima de Residuos Perigosos CAVICAN? Icon_minitime17/6/2009, 15:49

Poderia entrar em "discusão" consigo, mas ao contrario de si não critico nem comento nada que não tenha o conhecimento absoluto das coisas!!!! Poderia explicar lhe a VERDADE/REALIDADE da manifestação junto a Cavican mas seria perder tempo com alguém que tem a vista muito curta!
Por isso limito me a informa-lo e solicitar que se informe sobre aquilo que tanto critica, junto do jornal Serras de Ansião que já foi lançado.
Um simples desabafo:
É de lamentar que ainda exista pessoas que pensem que a politica seja a maior preocupação das populações e sobretudo ainda existir pessoas que criticam as coisas sem olhar à sua volta pois eu posso lhe dizer que se perder 5minutos por ansiao poderá ver inumeras ilegalidades arquitectónicas e não só!Eu mesma conheco uma pessoa que apartir duma casa classificada por "casa de apoio agricola" depois de mexer uns cordeizitos fica legalmente uma casa de habitação...fora tudo o resto que se pode ver em Ansião!
Como você mesmo dizia que não sabia se havia de se rir ou chorar eu digo lhe o que realmente apetece ao ler o seu comentário...É RIR E MUITO!!!
Ir para o topo Ir para baixo
CONVIDAD
Convidado
Anonymous



Queima de Residuos Perigosos CAVICAN? Empty
MensagemAssunto: CAVICAN   Queima de Residuos Perigosos CAVICAN? Icon_minitime17/6/2009, 22:38

É salutar haver gente que se preocupe com as coisas que estão acontecer em Ansião.

E sabem das coisas , o que é óptimo.

As cooperativas em Ansião seria um excelente trabalho informativo de interesse histórico social e económico para as populações.

Agora uma manisfestação para evitar maus cheiros e outros problemas ser considerada de oportunismo, é politicamente incorrecto e imaturo.

A democracia e a liberdade de expressão são valores que estão consagrados.

O Bruno parece muito angustiado com a manifestação.

Acto de coragem das pessoas que se manifestaram, porque ousaram.

Nos tempos que correm tiram-se fotografias e leituras dos acontecimentos levianamente.

Deixo-vos com este poema de Manuel Alegre o canto e as armas
eu não sou de esquerda )

É possível falar sem um nó na garganta.

É possível amar sem que venham proibir.

É possível correr sem que seja a fugir.

Se tens vontade de cantar, não tenhas medo: canta.


É possível andar sem olhar para o chão.

É possível viver sem que seja de rastos.

Os teus olhos nasceram para olhar os astros.

Se te apetece dizer não, grita comigo: não!


É possível viver de outro modo.

É possível transformar em arma a tua mão.

É possível viver o amor. É possível o pão.

É possível viver de pé.


Não te deixes murchar. Não deixes que te domem.

É possível viver sem fingir que se vive.

É possível ser homem.

É possível ser livre, livre, livre.
Ir para o topo Ir para baixo
Anjes

Anjes


Número de Mensagens : 226
Data de inscrição : 28/08/2007

Queima de Residuos Perigosos CAVICAN? Empty
MensagemAssunto: Ao Bruno GM   Queima de Residuos Perigosos CAVICAN? Icon_minitime25/6/2009, 14:13

Caro amigo,
para que possas colocar links directos é necessário estares inscrito na página. Por isso, e pelo interesse manifestado, é fácil inscreveres-te.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Queima de Residuos Perigosos CAVICAN? Empty
MensagemAssunto: Re: Queima de Residuos Perigosos CAVICAN?   Queima de Residuos Perigosos CAVICAN? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Queima de Residuos Perigosos CAVICAN?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Queima de Residuos Perigosos CAVICAN?
» Queima de Residuos Perigosos CAVICAN?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.forumansiao.com :: Fóruns da página :: Comentar notícias ansiaonews-
Ir para: