O Fórum de Ansião em www.ansiaonews.eu
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Queima de Residuos Perigosos CAVICAN?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Bruno GM
Convidado
avatar


MensagemAssunto: Queima de Residuos Perigosos CAVICAN?   8/6/2009, 19:29

Esta situação e esta suspeita tem tanto de humor como tem de ridículo!
E só mesmo quem não quer ver a realidade, ou quem não quer inclusivamente procurar pelas respostas ou informações mais precisas, é que pode acreditar ou até mesmo impulsionar algo daquilo que se apresenta num Blogue, ou numa SMS ou nums flyers que por aí circulam. Nos dias que correm, inclusivamente, até já nem de deveria esperar por algo deste género! Não só porque a informação é vasta e, regra geral através da Internet, aberta a todos, mas também porque existem determinadas situações e ocorrências que, manda o bom senso, fariam com que as pessoas se informassem melhor, antes de tomar qualquer iniciativa, seja ela de que ordem for. O que eu pergunto é muito simples:

Sabiam que o passivo ambiental de resíduos perigosos, e até Químicos, em Portugal é de 300 mil toneladas e está depositado em Sines, Alcanena, Barreiro e Seixal desde a década de 1950 à espera de um destino final, segundo dados do Instituto de Resíduos?

Sabiam que APENAS EXISTEM 2 CENTROS EM PORTUGAL, autorizados a efectuar Queima de resíduos perigosos? Outão na Arrábdia e Souselas em Coimbra (sendo que a situação de Souselas ainda é muito precária e sem decisão final assumida)?
Já repararam que ambas estas instalações (GRANDES INSTALAÇÕES para fazer face á quantidade de resíduos) são se calhar 30 ou 40 vezes superiores, em termos de dimensão, à CAVICAN mesmo que 3 ou 4 ou 20 vezes maior? É que só assim se poderiam tornar rentáveis? E o Gás natural para aquecer fornos (não estamos a falar de fornos de coser pão) e elevá-los á temperatura necessária? Temos Gás Natural em Ansião (esta sim…parece-me uma boa reivindicação) para aquecer fornos até, digamos, 2000º C? Temos???

Sabiam que os dois CIRVER – Centros Integrados de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos já construídos na Chamusca serão também outro dos destinos (além de uma Co-incineração ainda muito dúbia) a dar a este passivo e aos resíduos industriais perigosos produzidos diariamente em Portugal? Sabiam que estes 2 aterros GIGANTES (quem já lá esteve, conhece as dimensões) são as instalações que estão a receber estas toneladas diárias de resíduos perigosos fazendo-lhes o devido tratamento (QUE NÃO QUEIMA), uma vez que em Portugal NÃO EXISTE INCINERAÇÃO e a Co-Incineração ainda é relativamente ineficaz?

E ainda mais engraçado…Resíduos Perigosos de Sines? De Sines? Aquela bela localidade a cerca de 300km de distância? Aqueles km que custam Milhares e Milhares de EUROS (vão ver os preços de custo de transporte destes resíduos…se calhar é por isso é que estes resíduos perigosos são encaminhados todos para aterros na margem Sul; relembro: Sines, Alcanena, Barreiro e Seixal)? Mas de Sines tipo…quê…aquela localidade onde a GALP pretende instalar uma central de Ciclo-Combinado para, sendo aceite e aprovado, queimar esses tais resíduos? Porque lhes compensa mais em termos económicos (não pagam deslocações tão grandes e usam esses mesmos resíduos para produção de energia).

Eu podia continuar nisto o dia todo, porque as evidências desta situação não ser viável nem exequível são tão grandes e tão absurdas, quem em 10min se encontram centenas dessas mesmas evidências. Enfim!

Neste tipo de situações, manda o bom senso e a coerência, que um qualquer organismo ou grupo reivindicativo esgote todas as opções para chegar a uma solução de mutuo entendimento. Ou seja, Queima de Resíduos Perigosos em Ansião? Mas alguém acredita nisto? Tudo bem…aparentemente há quem acredite. Mas, sendo de opinião contrária, e é lógico que todos seriamos contra, a primeira tarefa e a acção mais lógica a tomar seria partir para o DIÁLOGO, para o ENTENDIMENTO, para uma SINTONIA DE OPINIÕES. Os grupos reivindicativos devem-se fazer ouvir em primeira estância pelas entidades competentes, e de direito. Mas não…aqui em primeiro lugar partimos para o barulho, e depois?! Informaram-se a sério acerca deste assunto, que efectivamente é de relevante importância, ou embarcaram nesta aventura com base em boatos e especulações?! E mais, até que ponto, tendo vindo na altura em que veio, é que quem está a organizar esta “manif” não está a ser instrumentalizado por outras “forças” que apenas querem provocar e promover a destabilização e a desordem? Mas estão todos efectivamente informados de todas as acusações que aqui são feitas? Mais…a CAVICAN não é uma entidade “particular”? Uma cooperativa? Não deveriam as pessoas andar mais e melhor informadas? Já para não falarmos em legislação para instalações deste tipo, que nunca poderiam ser aprovadas no local onde se encontra esta unidade…como é que é possível?! Nos dias de hoje….

Enfim, por tudo isto que aqui escrevo, volto ao inicio da minha intervenção e termino com um simples: Não sei se me hei-de rir Very Happy , ou se hei-de chorar… Rolling Eyes

Ass: BGM
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Queima de Residuos Perigosos CAVICAN?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» AVARIA- relais da bomba gasolina queima continuamente (sistema gás GLP)
» xenon queima retificador de bateria?
» Queima de cilindro
» Carro aqueceu e suposta queima de junta :(
» Pane elétrica - queima do velocimetro, valvula borboleta e painel difusor do ar

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
www.forumansiao.com :: Fóruns das freguesias :: Santiago da Guarda-
Ir para: