www.forumansiao.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Fórum de Ansião em www.ansiaonews.eu
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Homenagem em Avelar!...

Ir para baixo 
AutorMensagem
José do
Convidado
Anonymous



Homenagem em Avelar!... Empty
MensagemAssunto: Homenagem em Avelar!...   Homenagem em Avelar!... Icon_minitime15/10/2009, 01:58

NOTÍCIA

Homenagem ao dr. José Emídio Medeiros
A Junta de Freguesia de Avelar vai proceder, no próximo dia 18 de Outubro, à cerimónia de descerramento do busto em homenagem a José Emídio Figueiredo Medeiros.
Nascido em 1917, em Ansião, José Emídio Figueiredo Medeiros, foi um advogado com pergaminhos e, juntamente com António Arnaut, também advogado, um dos fundadores do Partido Socialista e seu dirigente carismático na região, membro do Conselho Superior da Ordem dos Advogados e primeiro Presidente da Câmara Municipal de Ansião, no pós-25 de Abril. Também foi, desde muito novo, colaborador de jornais e dirigente associativo.
A cerimónia de homenagem contará com a presença da família do homenageado, pai do actual secretário de estado da Protecção Civil José Miguel Medeiros, do Presidente da Câmara de Ansião, Dr. Fernando Ribeiro Marques, do Dr. António Arnaut e do Dr. Alberto Costa, Ministro da Justiça, para além de outras personalidades de referência da vida política regional e nacional e da advocacia.

COMENTÁRIO
A Junta de freguesia de Avelar (cessante), vai homenagear uma pessoa que passou pelo Avelar, quase sem se dar por ela, pois nada fez pelo e para o Avelar. As razões invocadas são mera demagogia, pois foi presidente da Câmara (nomeado, não eleito, na convulsão a seguir ao 25 de Abril); Esquecem-se de dizer que as causas principais para esta homenagem foram: Anti-fascista…Republicano…e Anti-clerical…(que herdou de seu tio, José Augusto Medeiros, farmaceutíco de Avelar, para casa de quem veio viver, quando ficou muito novo, órfão de Mãe).
Esta homenagem, mais nos faz lembrar um Alfredo Dias Coelho, este sim, um ilustre Avelarense, que merecia o seu nome perpectuado na Vila de Avelar, pelo que foi e fez para o Avelar. Pessoa simples – do Povo, praticamente analfabeto – subiu pela vida a pulso e se hoje temos o Hospital que temos…o Colégio (ou escola EB), que temos…a primeira freguesia do Concelho a ter saneamento básico…e certamente outras iniciativas de que me não recordo…devemo-lo a esse Grande Homem, quer se goste ou não dele, ALFREDO DIAS COELHO!...
O Avelar estava em dívida para com esse Ilustre Avelarense; a Junta de Freguesia ao homenagear quem vai homenagear, não só está a banalizar um acto que devia ser para quem realmente o merecesse, como a cometer, por omissão ou esquecimento, uma injustiça.
A partir desta data, qualquer Avelarense pode requisitar um Busto, pois concerteza acha-se merecedor dessa homenagem!...
Ao fim de 20 anos no poder autárquico, o Partido Socialista de Avelar, só vem confirmar, o que foi ao longo desse tempo todo. Não esteve a servir o Avelar, mas os interesses de certos avelarenses.
Pela consideração, que apesar de tudo, tenho por si, senhor Fernando Calé (Barbosa)…lamento que se tenha sujeitado a sair deste modo; esperava de si… que saísse de cabeça levantada!...
Tinha que lhe deixar esta crítica, mas ao mesmo tempo, deixo-lhe um abraço e felicidades!...
Ir para o topo Ir para baixo
Anjes

Anjes


Número de Mensagens : 226
Data de inscrição : 28/08/2007

Homenagem em Avelar!... Empty
MensagemAssunto: Homenahem ao Dr. José Emídio   Homenagem em Avelar!... Icon_minitime15/10/2009, 12:12

Não sei quem é o visitante aqui indicado como José do...
No entanto é alguém bem informado e certamente, bem formado.
A sua crítica é racional e objectiva.
No entanto, a homenagem está programada e o Ilustre Ansianense, já partiu e portanto, não se pode pronunciar. É evidente que, os nossos Ansianenses todos, desde o homem que pela calada da noite nos tira o lixo de ao pé da porta, à professora que nos ensinou o aeiou, até ao nosso doutor, que nos alivia as dores (por falar nisso, um abraço ao Dr. Travassos), todos merecem a nossa homenagem, um busto, uma estátua em cada esquina, que não nos faltam locais.
Neste caso, trata-se efectivamente de um Ilustre Ansianense. E é isso que importa testemunhar.
O nosso respeito é a melhor homenagem, independentemente de todo o enredo político que a antecipa.
Mas isso, são os pecadilhos deste País, não são de Ansião. É difícil mudar, pois isto não tem a ver com o PS ou PSD ou outro, mas com um sistema de centenas de anos deveras instituído.
Infelizmente é mais fácil recordar quem diz "faça-se" que aqueles que fazem de verdade e dão a vida por isso.
Estou a lembrar-me da Guerra Colonial e dos muitos Ansianenses que lá tombaram e que ainda não tiveram a homenagem digna que merecem.
E como todos os Ansianenses merecem uma homenagem, aqui deixo, como final, um poema dedicado ao homem comum da nossa terra, que englobo em todos os Ansianenses: O Manel Rato:
http://dofundo.blogs.sapo.pt/3362.html
Ir para o topo Ir para baixo
 
Homenagem em Avelar!...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Barbosa
» Festejos em noite eleitoral no Avelar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
www.forumansiao.com :: Fóruns das freguesias :: Avelar-
Ir para: